Você é do tipo de pessoa que não curte muito ir à academia, para fazer aqueles tradicionais exercícios de musculação? Se esse for o seu caso, saiba que uma alternativa é a Calistenia. Mas você sabe o que é essa modalidade? Veja nesse artigo dicas práticas para iniciantes na Calistenia:
Em primeiro lugar, o que é Calistenia?
A Calistenia é uma modalidade de exercício físico na qual se usa o peso do seu corpo para fortalecê-lo. Na calistenia, diferentemente da musculação, não é necessário utilizar pesos e halteres. Mas isso não quer dizer que, não se usa aparelhos nos treinos.
Um exemplo clássico é a barra para flexão de braço, a qual é bem comum em praças de bairro e em centros comunitários de exercício. Ela é um aparelho que pode ser utilizado em treinos calistênicos. Isso porque, apesar de a barra ser própria para você se segurar, o peso levantado ao flexionar os braços é o do seu corpo.
Podemos dizer que toda pessoa que pratica exercícios físicos tenha feito, ao menos uma vez, um exercício de calistenia. Seja ele uma flexão com barra, prancha ou agachamento. Então, apesar de ser uma modalidade de treino que vem ganhando muitos adeptos atualmente, ela já está na rotina de exercícios físicos há muito mais tempo. A técnica não é uma novidade, pois a maioria das pessoas só não sabia, talvez, que há um nome específico para esse tipo de atividade.
Vantagens da Calistenia
Como a calistenia não precisa de halteres, anilhas e aparelhos de musculação, é um esporte mais fácil de ser praticado, pois o custo é praticamente zero. Basicamente, seu corpo é a “sua academia”, pois os exercícios utilizam seu peso corporal, sendo possível malhar braços, pernas, costas, peito, abdome e ombros.
Essa é uma técnica perfeita para quem deseja fortalecimento muscular, diminuir o percentual de gordura e ganho de massa magra, o que, consequentemente, define os músculos. Além disso, pode ser praticada ao ar livre, em praças, parques, no quintal de casa, na quadra do prédio e até mesmo dentro de casa!
Frequência de treino
Os educadores físicos sugerem que, se o seu objetivo é melhora do condicionamento físico, você precisa praticar a calistenia de três a quatro vezes por semana. Além disso, ao realizar os exercícios é crucial atentar-se a execução dos movimentos, respeitando os limites do seu corpo, para prevenir lesões.
Quem pode praticar
Por mais que haja exercícios que exigem um bom condicionamento físico e força — como o da foto acima (chamado de “bandeira humana”) —, o treinamento calistênico também engloba movimentos básicos (como prancha, flexão e agachamento), que podem ser adaptados a qualquer nível de aptidão física, tornando o método praticável mais facilmente.
Ou seja, se a pessoa tiver liberação médica, independentemente da idade, pode fazer calistenia. Na modalidade, encontram-se exercícios com vários níveis de dificuldade, aumentando-os de maneira progressiva, conforme a evolução de desempenho.
Dica NBT
O Gel Massageador Arnica Sport NanobodyTech é um produto que todo praticante de calistenia (seja iniciante ou experiente) precisa ter!
Principais ativos
Contém extratos de Arnica montana, Copaíba e Centella asiatica, componentes que através da massagem auxiliam no relaxamento muscular, ideal para quem faz treinamentos calistênicos!
Benefícios do Gel
Ele promove ação emoliente (é absorvido rapidamente, amacia e suaviza a pele) e é muito refrescante. Através da massagem com o nosso Gel, você terá uma sensação de conforto e bem-estar após os treinos!
Modo de usar
Aplique o produto massageando a área (como as pernas, costas e ombros) até a completa absorção do Gel.
Clique aqui e compre já o seu!