É bem provável que você saiba que aumentar o consumo de proteína no pós-treino, para ajudar a reparar o dano causado aos músculos, é essencial. Mas e o combustível necessário para fazer esses músculos dispararem quando você estiver na academia ou fazendo algum outro tipo de exercício?
O papel dos carboidratos no pré-treino
Talvez você treine em jejum e fique super bem (o que não há problema, contanto que seu nutricionista ou médico esteja ciente); porém, a maioria das pessoas sente a necessidade de ingerir algo antes de treinar. Fadiga e cãibras musculares (que sentimos durante um treino) são mais comuns quando não nos alimentamos adequadamente no pré-treino.
É necessário cuidar da ingestão de macronutrientes, sendo eles: os carboidratos, as gorduras e as proteínas. Embora muitos conheçam o papel da proteína na aceleração do processo de condicionamento físico e definição muscular, outros não sabem o papel que os carboidratos desempenham em uma rotina de exercícios.
Os carboidratos ajudam na criação de energia, otimizando assim o processo de crescimento celular e reposição do glicogênio. Veja abaixo 3 alimentos ricos em carboidratos, indicados para serem consumidos no pré-treino:
Banana
A banana é uma fruta com índice glicêmico (IG) baixo (<55), perfeita para aumentar os níveis de energia de maneira moderada em um treino. Além disso, contém uma quantidade considerável de potássio que ajuda a compensar a perda de eletrólitos durante a transpiração.
Para isso, é indicado consumir cerca de duas bananas grandes por dia. Você pode consumi-las antes da sua sessão de treino para obter os melhores benefícios!
Aveia
A aveia é uma ótima fonte de fibra e vitamina B6 – ambas fornecem nutrição suficiente para ajudar a sustentar os níveis de energia do corpo enquanto você realiza exercícios pesados.
Comer meia xícara de aveia cozida antes do treino diário (em um mingau com banana e canela, por exemplo) será suficiente para manter os níveis de energia ideais.
Pão Integral
O pão integral, com sua alta qualidade nutricional, é considerado o melhor substituto para cereais matinais e pão refinado (como o pão francês). Isso porque contém o germe de trigo integral, abundante em vitaminas do Complexo B. Como bônus, a fibra que você obtém ao consumir este pão libera energia lentamente (o que é muito positivo ao nosso organismo, para evitar picos glicêmicos).
Você pode facilmente fazer um sanduíche de pão integral com alguma proteína e consumi-lo antes do treino.
Dica profissional
Se você consumir uma grande refeição antes de um treino (como o almoço), considere dar pelo menos 90 minutos antes do treino para evitar sintomas gastrointestinais. Consumir um pequeno lanche, 30 minutos antes de um treino, é considerado o ideal.
Este artigo te mostrou algumas informações cruciais sobre a importância dos carboidratos para os exercícios e diferentes alimentos ricos em carboidratos que te ajudam a tirar o máximo proveito de um treino, evitando ficar sem energia. Para mais dicas de nutrição, confira os nossos artigos sobre este tópico! E siga a NanobodyTech nas Redes Sociais para ficar por dentro de tudo do mundo dos esportes!