NBT Entrevista: Confira a trajetória do ciclista Willian Menezes e suas dicas para o esporte!

Compartilhe este post!

Em comemoração ao dia do ciclista (19 de agosto), entrevistamos o Willian Menezes, um pedregulhense apaixonado por bike!

Ele trabalha como vigilante e, nas horas vagas, tem como hobbie MTB e speed, sendo a bicicleta sua companhia inseparável!

Inclusive, ele participou da Copa Regional NBT de Mountain Bike de São Joaquim da Barra, Ipuã, Sales Oliveira e Igarapava!

Confira nesse post os pontos principais dessa conversa:

NBT: Como o esporte entrou na sua vida?

Willian: O ciclismo entrou na minha vida assim, do nada, sabe? Comprei uma bike aro 26 na época (isso há uns 7- 8 anos, para trabalhar), então 2 amigos – Ari e Heitor –  sempre me falavam sobre trilha, pedal, km, altimetria, etc. 

Diariamente eles me chamavam para ir a um pedal, até que dia resolvi ir. Meu primeiro pedal foi de 12 km – lembro que fiquei muito bravo, pela distância. Isso foi em um dia de semana, e quando chegou o final de semana fui novamente.

Aí meio que foi surgindo um certo prazer em pedalar, porém, minha bike era aro 26, com 21 marchas… Por isso sofria demais nas subidas mais duras…

Lentamente fui aumentando a distância e quando vi passei de 12 km para 25, 30 km e por aí vai… Foi quando comecei a gostar demais… Quando dei por mim, já tinha comprado a tal desejada aro 29, meu guarda-roupa tinha mais roupa de bike do que de passeio… E desde então tem sido assim. 

Quando vi já não conseguia mais ficar sem e quanto mais longe eu ia, mais eu queria ir… Hoje penso que se for pra sair de casa para fazer os mesmo 12 km do início é melhor não ir, pois não tem mais graça pouca distância.

Agora é uma paixão por pedalar, que só quem pratica e gosta sabe o que eu tô falando aqui e o que é esse sentimento.

NBT: Em qual horário você faz exercícios? Quais modalidades pratica (e a frequência)? 

Willian: Eu sempre prefiro fazer meus treinos de manhã, e o que eu mais gosto de fazer é sair para treinar MTB ou speed… É o que me dá mais satisfação.

NBT: Você leva algo para comer nas pedaladas?

Willian: Em geral, não. Apenas em treinos mais longos: levo gel de carboidratos, barra de cereal, rapadura ou paçoca.

NBT: Você costuma sentir dores após treinar ou depois das competições? Se sim, como faz para se recuperar mais rapidamente?

Willian: Depois de um treino puxado sinto dores, sim, porém existe todo um processo para minimizar isso: desacelerar no fim do treino ajuda a musculatura a se recompor, e pós corrida sempre tem um giro regenerativo*, para relaxar.

*Explicação NBT: geralmente, após percorrer longas distâncias com a bike, o giro (ou girinho, forma popular do treino regenerativo) é bem-vindo para melhores adaptações e para renovar as reservas de energia do ciclista. Eles são caracterizados por alta rotação – até 95 RPM –, usando pouca força e uma alta constância cardíaca.

NBT: Willian, fale pra gente um pouco sobre o Pedrega’Bikers, que você faz parte:

Willian: Então, esse nome e esse grupo surgiram quando eu ainda nem sonhava em fazer parte disso… Meu amigo Reinaldo Sampaio foi quem teve a ideia do nome e criou o grupo Pedrega’Bikers.

Durante tempos ele foi visto só como um grupo de bike de Pedregulho-SP, e apenas recentemente (pra ser exato, no ano de 2020) que começamos a ir às competições, participar de corridas e tudo mais… Estamos em processo de evolução, crescendo a cada dia, como pessoas e como EQUIPE.

NBT: Quais dicas você daria para quem quer começar a pedalar?

Willian: Apenas comece, com qualquer bike que puder. Só que comece devagar. Gradualmente você vai entender o prazer que pedalar dá!

Agradecemos de forma especial ao Willian Menezes por toda a confiança em compartilhar sua história conosco.

Dica NBT:

Ciclistas amadores e profissionais podem melhorar seus resultados (assim como se recuperarem mais rápido dos treinos e de lesões) se usarem produtos como o GEL REFRESCANTE PÓS TREINO NBT!

Isso porque ele foi criado para evitar a fadiga muscular e restabelecer as funções da pele, músculos e veias!

Agora que você já sabe que os produtos da NANOBODYTECH podem te ajudar (e muito) antes, durante e após as pedaladas, confira o Kit Bike Speed (Antiatrito, Arnica, Sunscreen 60 FPS), o Kit Mountain Bike (Antiatrito, Gel Refrescante, Sunscreen 30 FPS) e aproveite! 

Equipe NBT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + dezoito =