A seleção brasileira de futebol perdeu, no último sábado (03/12), dois jogadores importantes: Gabriel Jesus (atacante) e Alex Telles (lateral-esquerdo). Em ambos, após realizarem uma ressonância magnética no joelho direito, foram confirmadas as lesões e a impossibilidade de recuperação para voltar a tempo de disputar a Copa do Mundo Fifa Qatar 2022.
Eles jogaram na sexta-feira (02/12) contra o time de Camarões, pela última rodada da fase de grupos. Alex teve que ser substituído, aos prantos, com dores fortes na articulação, enquanto Gabriel Jesus também estava sentindo o joelho.
Os jogadores são considerados reservas do Brasil. Porém, tiveram na sexta a oportunidade de jogar a partida que, dada a classificação antecipada do time de Tite, escalou basicamente o time alternativo na disputa entre Brasil e Camarões. Tanto Gabriel Jesus como Alex tiveram importantes atuações nesse início de Copa. O primeiro entrou no decorrer dos dois primeiros jogos da seleção brasileira (onde o Brasil venceu da Suíça e Sérvia). Já o segundo substituiu Alex Sandro justamente por uma lesão sofrida do xará, na partida contra a Suíça.
Segundo o informado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), os exames realizados na manhã do sábado foram acompanhados por Rodrigo Lasmar, médico da seleção. Gabriel Jesus já estava sentindo dores no joelho desde as partidas pelo Arsenal. Estima-se que seu tempo de recuperação não é longo – cerca de um mês -, mas o suficiente para que o craque fique impedido de participar no restante das partidas da copa.
Já o caso de Alex Telles é considerado mais grave e, por mais que sejam informações preliminares, uma cirurgia no joelho está sendo considerada. O lateral foi substituído pelo zagueiro Marquinhos, no segundo tempo, após se chocar com um jogador adversário. Sentindo fortes dores na articulação, deixou o campo chorando.
Outros jogadores com lesões
Tanto Alex Telles como Gabriel Jesus se juntaram ao chamado “time dos lesionados” do departamento médico da seleção brasileira. Neymar Jr (atacante) e os laterais Alex Sandro e Danilo seguem se recuperando de lesões. Alex Sandro enfrenta um problema no quadril, enquanto Danilo e Neymar tiveram entorses no tornozelo. Contudo, Neymar jogou na partida de hoje das oitavas de final diante da Coreia do Sul (05/12), onde o Brasil goleou a Coreia por 4×1, com um gol dele aos 13 minutos.
E como prevenir lesões como as que os jogadores tiveram na Copa?
Sabemos que o futebol é um esporte com muito contato físico, onde entorses, luxações, contusões e lesões de ossos e articulações são rotineiras. Porém, saiba que muitas delas podem ser prevenidas se houver alguns cuidados, como:
- Preparo físico adequado;
- Fortalecimento muscular contínuo e
- Respeitando-se os intervalos e períodos de descanso, para não sobrecarregar o corpo.
No caso de lesões já instauradas, o que fazer?
Caso haja um choque, lesão aparente (ou interna) ou inchaço, o ideal é um médico avaliar o local, para assim iniciar-se os primeiros socorros. E junto a isso pode ser feito o uso de cosméticos esportivos que auxiliam na recuperação muscular, como o Bálsamo Pós-Treino (que ajuda a dissipar o processo inflamatório, promovendo relaxamento e conforto corporal); o Gel Massageador Arnica Sport (que alivia as dores musculares, é relaxante muscular, melhora as varizes e ajuda na circulação, ajudando também nas dores reumáticas e articulares) e o Gel Refrescante Pós-Treino (evitar a fadiga muscular e restabelece as funções da pele, músculos e veias).
Seja qual for o esporte praticado (a nível profissional ou amador), os três produtos da nossa linha podem ser utilizados logo após cada treino, reduzindo dessa forma os impactos causados pela prática esportiva. Clique aqui e saiba mais!