A história de Eddy Merckx + dicas de como melhorar a performance no ciclismo

Compartilhe este post!

Se você é iniciante ou já é experiente com a bike, saiba que é possível melhorar sua performance no pedal.

Para obter bons resultados existem práticas e estratégias, que podem ser aplicadas em sua rotina de treinos. Desse modo, você ganha resistência, força e preparo físico, maximizando assim seu desempenho.

Que o diga Eddy Merckx, uma lenda viva do ciclismo!

Por isso, para te auxiliar, selecionamos dicas essenciais que contribuirão no aumento da sua performance, bem como informações sobre esse ciclista que entrou para a história. Confira!

Quem é Eddy Merckx?

Edouard Louis Joseph Merckx, conhecido como Eddy Merckx, é um ex-ciclista da Bélgica. Ele é considerado um dos maiores ciclistas de todos os tempos.

Merckx iniciou sua carreira de ciclista na década de 60, ganhando seu primeiro título importante em setembro de 1964, em Sallanches, como campeão mundial amador. No ano seguinte, ele passou ao nível profissional.

Eddy Merckx tem uma das listas de títulos do ciclismo mundial mais impressionante: obteve 525 vitórias ao todo, e sua gana voraz por vitórias lhe rendeu o apelido de “canibal”. 

Ele é considerado o maior atleta belga que já houve. Ele é o único atleta do país a ter sido nominado “atleta mundial do ano”, e isso por incríveis três vezes: em 1969, 1971 e 1974. Para a Federação Belga de Ciclismo, Merckx é tido como o ciclista belga do século. Ele retirou-se das competições em maio de 78. Seu filho, Axel, escolheu a mesma profissão do pai.

O Grand Prix Eddy Merckx conta com um circuito de 60 quilômetros em torno de Bruxelas, sendo uma corrida contra o relógio – que atrai, a cada ano, no início de setembro, as grandes estrelas do ciclismo.

O ex-atleta é atualmente um empresário de sucesso na fabricação de bicicletas (https://www.eddymerckx.com) e comentarista esportivo de ciclismo. Se encontra com 77 anos (em 2022).

E como melhorar a performance no ciclismo?

  • Ande em marchas maiores

Pedalar em marchas maiores (na mesma cadência) contribui para um aumento da potência. Você pode aplicar essa dica gastando progressivamente mais tempo em uma marcha maior durante um passeio (ou um treino programado). Conforme você for tendo mais facilidade em uma subida íngreme, indicará um aumento significativo no seu desempenho.

E lembre-se: é necessário suavizar a pedalada no momento da troca de marchas!

  • Abuse de subidas íngremes para desenvolver resistência muscular

Andar em subidas é uma ótima forma de aumentar a resistência muscular. É uma técnica eficaz porque os ciclistas tendem a reduzir a cadência e aumentar a força média efetiva do pedal ao pedalar em subidas (ou seja, empurrar com mais força os pedais). Uma maneira de aumentar sua performance é aumentar progressivamente a distância de escalada. Outra é fazer intervalos de sprint (explosão de velocidade e potência que os ciclistas profissionais utilizam nos últimos metros de uma competição) curtos e de alta intensidade. Esses sprints devem durar entre 60 a 90 segundos. Posteriormente, desça a colina para se recuperar e depois corra novamente. 

  • Faça treinamento em bloco

O treinamento em bloco consiste em exercícios muito duros, realizados por dois ou três dias consecutivos, seguidos por uma quantidade igual de recuperação (dias de folga ou exercícios muito fáceis). Devido ao estresse severo (aos sistemas musculoesquelético e cardiovascular, principalmente), o treinamento em bloco é uma maneira muito eficiente de facilitar o processo de adaptação fisiológica e aumentar a sua força. A chave é garantir que você dê ao seu corpo tempo suficiente para se recuperar após o bloco de treinamento.

Há um conselho do Eddy Merckx aos ciclistas que desejam ser profissionais, que é o seguinte: “Pedalem bastante“.

É um conselho simples, mas que funciona muito bem: sem treino ou a dedicação necessária, não será possível atingir a alta performance. Por essa razão, coloque em prática essas dicas citadas!

Nos siga no Instagram e fique por dentro de tudo o que rola no mundo do pedal!

Equipe NBT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

twelve − 2 =