O papel da alimentação balanceada e do esporte na saúde

Compartilhe este post!

Desde a infância ouvimos que ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos é essencial. Porém, você cuida de fato do que come? E pratica algum esporte regularmente?

Em comemoração ao dia do Nutricionista (31/08) e do Educador Físico (01/09), vamos falar sobre o papel da alimentação balanceada e do esporte na nossa saúde. Confira!

Maior longevidade

Segundo a Dra. Ana Damante (Nutricionista, CRN-3: 49775), quem se alimenta nas quantidades adequadas e faz dos alimentos como frutas, legumes e verduras a base da sua alimentação vive mais. É isso que aponta os estudos. Então, sabendo disso, bora pra feira!

Da mesma forma, quem faz exercícios rotineiramente fica com mais saúde, aumenta a imunidade e, consequentemente, terá maior expectativa de vida.

Melhora perceptível da memória e do humor

“No começo, pode ser difícil sentir prazer ao comer alimentos que são saudáveis, mas nem tanto saborosos. Contudo, alguns alimentos (como as castanhas) possuem magnésio, que ajudam a manter a saúde do cérebro, melhorando a memória e o processo de aprendizagem. Além disso, uma alimentação com poucos alimentos industrializados é menos inflamatória, o que te deixa mais bem-humorado e com uma capacidade de memorização maior”, avalia a nutricionista.

A vida ativa diminui os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e aumenta a produção de dopamina, serotonina e endorfina, hormônios reguladores de humor e responsáveis pela sensação de bem-estar e, que, além disso, garantem disposição

Aliado a isso, pesquisas mostram que fazer exercícios pode melhorar a memória. Incrível, não é mesmo?

Aumenta a qualidade do seu sono

Se você tem dificuldades para dormir, vale a pena fazer uma análise criteriosa do que põe no prato. “Em geral, quem consome muita gordura, açúcar e alimentos ricos em cafeína, como refrigerantes à base de cola, café e energéticos sofre mais com insônia”, explica a nutricionista. E a mesma completa: “diminuindo a ingestão desses alimentos e bebidas, além de adicionar algum tipo de exercício, como o pedal ou a musculação (principalmente horas antes de deitar), vai te ajudar – e muito – a dormir bem.”.

O intestino funciona que nem um “reloginho”

“Para o intestino funcionar precisa das seguintes condições: consumo adequado de água, gorduras e fibras, de mastigar bem os alimentos e praticar exercícios físicos” cita. Ou seja, a alimentação e o nível de atividade física que temos impacta diretamente no funcionamento do nosso intestino!

É mais fácil emagrecer (ou manter o peso adequado)

Quando se é ativo fisicamente e se alimenta de forma balanceada, fica muito mais fácil de atingir (ou manter) o peso adequado. “O peso eutrófico, aquele considerado o mais indicado para você (de acordo com sua idade e altura), vai ser algo mais possível de ser atingido (ou mantido) se você cuidar do que come, quando come e da quantidade de come; da mesma forma que praticar exercícios te auxilia também. Quem treina e se alimenta da melhor maneira possível consegue atingir esses objetivos mais facilmente.”.

Viu só como os alimentos e o esporte afetam diretamente a nossa saúde? Por isso, cuide da sua alimentação, pratique exercícios físicos regularmente e aproveite desses benefícios!

Você pode gostar de ler: 6 motivos para você começar a pedalar! – Blog NanobodyTech

Equipe NBT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =