Por que sentimos mais dores no frio?

Compartilhe este post!

No frio, temos a impressão de que as dores musculares e reumáticas (aquelas que incomodam tanto e atingem os ossos, articulações, cartilagens, tendões e ligamentos) aumentam.

Com certeza você já deve ter ouvido alguém falar: “hoje vai chover, pois meu joelho está doendo” ou “estou com dores no corpo por causa do frio”. 

Mesmo parecendo algo inusitado, faz sentido. Inclusive, um estudo da Escola de Medicina de Harvard indicou que quase 70% das pessoas entrevistadas sentem mais dores quando acontece uma mudança de temperatura. 

E qual a relação entre o frio e as dores no corpo?

Quando está frio, movimentando menos, ficando nossos músculos contraídos. Com isso, ocorre uma tensão nos músculos e um provável desconforto ao se movimentar.

Devido a ação da vasoconstrição, que é um fenômeno para manter adequada a temperatura corporal no frio (diminuindo o diâmetro dos vasos sanguíneos), chega menos sangue nas extremidades do corpo (mãos e pés), o que as deixa mais sensíveis à dor.

E, com o aumento do trabalho muscular (como acontece durante uma pedalada, por exemplo), a fadiga (cansaço) pode intensificar ainda mais a dor.

Por mais estranho que pareça, os especialistas na área explicam que a melhor opção no frio é: não ficar parado (ou seja, seguir se exercitando!)

Muitas pessoas param de fazer exercícios físicos com a chegada do frio. Contudo, manter-se em movimento é exatamente a melhor forma de evitar os desconfortos físicos dessa época do ano. 

No próximo artigo te daremos dicas super importantes sobre esse assunto. Por isso, continue acompanhando o nosso Blog!

Equipe NBT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =